Mato Grosso do Sul sobe para 9ª posição no ranking nacional de serviços digitais

No momento, você está visualizando Mato Grosso do Sul sobe para 9ª posição no ranking nacional de serviços digitais
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de outubro de 2025

O Mato Grosso do Sul alcançou a 9ª colocação no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), divulgado em 2025. O levantamento nacional mede a evolução das políticas de transformação digital nos estados. Em 2020, o Estado ocupava a 21ª posição e, desde então, avançou 11 colocações, consolidando-se entre os dez primeiros do país.

O desempenho é resultado do trabalho da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e da Secretaria-Executiva de Transformação Digital (Setdig), responsáveis por ampliar a digitalização de serviços e melhorar a experiência do cidadão. Segundo o secretário Rodrigo Perez, “um dos pilares centrais da gestão é a tecnologia, e com este objetivo traçado no planejamento inicial trabalhamos por um governo mais digital, que de fato entregue resultados na prestação de serviços à sociedade, com foco na inovação, na modernização de processos e no fortalecimento da cidadania digital”.

Destaques e inovações implementadas

No quesito Normatização, Mato Grosso do Sul obteve a pontuação máxima e conquistou o 1º lugar nacional, demonstrando capacidade de estruturar diretrizes que asseguram a continuidade da transformação digital como política de Estado. Nas demais dimensões avaliadas — Capacidade e Oferta de Serviços Digitais, Inclusão e Inovação — o desempenho foi classificado entre Muito bom e Ótimo.

QRcode gloria 3 mai25 foto rachid waqued 2 1536x942 1
Assistente virtual Glória dinamizou atendimento do Detran de MS (Foto: Rachid Waqued/Detran/Arquivo)

Entre as inovações, o Detran-MS lidera com 97% dos serviços digitalizados. A assistente virtual Glória, baseada em inteligência artificial, realizou mais de 25 mil atendimentos em cinco meses, agilizando processos e ampliando o acesso da população. O Portal Único de Serviços (www.ms.gov.br) reúne mais de 1.150 serviços digitais, já utilizado por 510 mil cidadãos, enquanto o aplicativo MS Digital concentra 113 serviços e possui 281 mil usuários cadastrados.

Na Segurança Pública, a inteligência artificial Vitória oferece informações sobre violência contra a mulher e serviços de apoio. Na Educação, a Matrícula Digital e o acompanhamento de notas estão disponíveis online. Na Assistência Social, o Observatório da Cidadania, em parceria com a UFMS, integra dados para decisões baseadas em evidências. Já na Saúde, o Centro Digital da Saúde disponibiliza painéis de gestão e inteligência de dados. Na Agricultura, o aplicativo Transportador Iagro garante rastreabilidade no trânsito de animais, atendendo exigências de mercado.

De acordo com o titular da Setdig, Robson Alencar, “o salto no ranking demonstra que Mato Grosso do Sul está comprometido em construir um futuro digital. Trata-se de uma política de Estado consolidada e preparada para evoluir nos próximos anos, fortalecendo a relação entre governo e sociedade”.

PAINEL DADOS SOBRE AS PESSOAS IDOSAS EM MS OBSERVATORIO DA CIDADANIA 29 1536x1152 1
Observatório da Cidadania é um dos projetos implementados também pelo Governo de MS (Foto: Arquivo/SEC)

O Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais foi criado em 2020 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e chega em 2025 à sua sexta edição. A metodologia avalia o nível de digitalização, práticas inovadoras e avanços contínuos, reforçando o papel da tecnologia como eixo estratégico para o desenvolvimento do país.

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef