Mulheres e homens trans de Corumbá receberam na última terça-feira (08) certidões de nascimento já com os nomes retificados. A entrega foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e simboliza um passo importante no reconhecimento da identidade de gênero e no acesso a direitos civis.
Entre os contemplados estava Márcia Lins, que destacou a dificuldade enfrentada até conseguir a atualização do documento.
“Eu estou super orgulhosa por hoje, por esse direito que nós já temos há muito tempo. Não é fácil conseguir a retificação do nome nos documentos. Hoje estou feliz da vida, porque quem me chamava pelo nome de nascimento está no céu, e sei que ela também está feliz, porque continuo sendo o menino dela. Mas agora meu nome está aqui: é Márcia Lins. Nasci no corpo de um homem, mas com o espírito de uma jovem mulher”, relatou.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, ressaltou o trabalho da equipe na condução do processo.

“É um momento de grande alegria entregar essas certidões e garantir o direito de reconhecimento conforme a identidade de cada um. Isso é cidadania sendo praticada com respeito e empatia”, afirmou.
O ato contou com a participação do superintendente William Duarte, do tabelião do Cartório do 2º Ofício de Corumbá, Dr. Uender Oliveira Martins, e do gerente de Políticas Públicas LGBT, Cláudio Eduardo, que acompanharam a tramitação e viabilização dos processos.