A Operação Proteção Integral III foi deflagrada nesta quarta-feira (8) pela Polícia Federal em 16 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, para combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes praticados principalmente pela internet. A ação já contabiliza prisões, apreensões e o resgate de uma vítima.
Em todo o país, a operação cumpre 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva. Até o momento, foram registradas 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e uma vítima resgatada, números que ainda estão em atualização.
Segundo a PF, 617 policiais federais e 273 policiais civis participam da ação, que ocorre de forma simultânea em 16 unidades da Federação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As atividades contam com apoio das Polícias Civis estaduais.
Em Mato Grosso do Sul, dois mandados de busca e apreensão foram expedidos. Um deles em Campo Grande, onde não houve apreensão de materiais, e outro em Corumbá, a 428 quilômetros da Capital.

A operação é continuidade de ações realizadas em março e maio deste ano, reforçando o trabalho permanente da PF no enfrentamento a crimes sexuais contra menores. Entre janeiro e setembro de 2025, a corporação cumpriu mais de 1,6 mil mandados de prisão de foragidos condenados por crimes dessa natureza.
A Polícia Federal também emitiu um alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes. “A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, destacou a corporação.