A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), revelou que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 48%, o maior índice registrado em 2025 até agora. A desaprovação ficou em 49%, configurando empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O desempenho supera o melhor resultado anterior, de 47% em janeiro. Após queda nos meses seguintes — chegando a 41% em março e 40% em maio —, a tendência de recuperação começou em julho, com 43%, e se consolidou em agosto e setembro, quando a aprovação atingiu 46%.
A desaprovação, que havia alcançado o pico de 57% em maio, vem caindo gradualmente: 53% em julho e 51% em agosto e setembro.
Entre os fatores que marcaram os últimos meses, analistas destacam a reação do governo brasileiro à decisão dos Estados Unidos, sob o presidente Donald Trump, de impor uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros.
O cenário político também foi impactado pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão em processo que investigou um plano de golpe de Estado em 2022.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro, e tem nível de confiança de 95%.