Lula pede retirada de sobretaxa em ligação telefônica com Trump

Lula afirma que vetará anistia a Bolsonaro se Congresso aprovar, mas reconhece que veto pode ser derrubado.
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de outubro de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare


Na manhã desta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma ligação telefônica de 30 minutos com Donald Trump. Segundo informações do Planalto, o brasileiro solicitou a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais e defendeu a retomada de relações amistosas entre os dois países.

Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações, que devem envolver o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ainda conforme a Presidência, os dois líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve.

Lula pede revisão tarifária; Trump aciona secretário para negociar

De acordo com o Planalto, Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia. O presidente brasileiro também reiterou convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), e se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos.

O diálogo foi descrito como amistoso, com ambos relembrando a boa química demonstrada em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. Ambos os presidentes reforçaram a impressão positiva construída no breve encontro que tiveram.

Ligação telefônica entre Lula e Trump tratou de revisão tarifária e agenda bilateral, com encaminhamentos para novas negociações.

Ainda segundo a Presidência, Lula destacou que a ligação foi uma oportunidade para restaurar relações de 201 anos entre as democracias. Ele lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 com superávit na balança de bens e serviços com os Estados Unidos e reforçou o pedido de retirada da sobretaxa e das medidas restritivas contra autoridades brasileiras.

Os dois presidentes também trocaram telefones para manter comunicação direta. Do lado brasileiro, acompanharam a ligação Geraldo Alckmin, Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e Celso Amorim.

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef ligação telefônica

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare