Uma onça-pintada foi registrada em busca de água enquanto deixava a área atingida pelo incêndio que avança há mais de uma semana no Parque Nacional das Nascentes do Taquari, no norte de Mato Grosso do Sul. O vídeo foi feito pelo brigadista Franklyn Daniel Silva e mostra o impacto do fogo sobre a fauna pantaneira.
Nas imagens é possível ver o felino, nitidamente cansada e apesar da presença dos brigadistas e dos veículos que atuam na região, o animal não demonstra nenhum tipo de reação. Apenas segue em meio a vegetação seca em busca de uma área mais segura.

De acordo com brigadistas, o último relatório aponta que milhares de hectares de vegetação nativa já foram destruídos, colocando em risco animais e recursos hídricos.
Em publicação nas redes sociais, Franklyn descreveu a respeito da situação registrada no local.
“Uma onça com sede, perdida em meio às chamas que consomem o Parque Nacional das Nascentes do Taquari. Milhares de hectares já foram destruídos, mas a esperança ainda resiste”.

As equipes atuam em conjunto com a Prefeitura e produtores rurais para tentar conter o avanço do fogo. A mobilização busca proteger espécies ameaçadas e também áreas produtivas que garantem sustento a centenas de famílias da região.