MPMS deflagra Operação Copertura contra fraudes em licitações em Miranda

No momento, você está visualizando MPMS deflagra Operação Copertura contra fraudes em licitações em Miranda
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de outubro de 2025

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta terça-feira (1º) a Operação Copertura, que apura crimes de organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão nos municípios de Miranda, Campo Grande e Sidrolândia, após decisão judicial relacionada ao inquérito.

Esquema investigado

As apurações indicam a existência de uma organização criminosa atuante desde 2020 em Miranda, manipulando licitações por meio de propostas de “cobertura” apresentadas por empresas conluiadas. Segundo o MPMS, algumas dessas empresas não possuíam sequer sede ou funcionários, mas venciam contratos públicos para fornecimento de materiais de construção, gêneros alimentícios, produtos de limpeza, informática, kits escolares, entre outros.

A investigação também aponta a participação de agente público no esquema fraudulento, considerado decisivo para a atuação do grupo.

Apoio policial

A operação contou com o apoio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Origem do nome

O nome “Copertura”, de origem italiana, significa “cobertura”, em alusão à prática de apresentar orçamentos falsos para favorecer previamente a empresa escolhida em processos licitatórios.

babybeef