O mês de outubro iniciou nesta quarta-feira (1º) com chuva, trovões e risco de tempestade em Campo Grande e diversas cidades de Mato Grosso do Sul, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão alerta ainda para possibilidade de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h e queda de granizo.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades são provocadas pela combinação de áreas de baixa pressão atmosférica com o transporte de ar quente e úmido. Essa condição favorece chuvas que podem variar de fracas a moderadas e, em pontos isolados, há risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Alerta e registros de chuva
O Inmet emitiu aviso para as regiões oeste, sudoeste e centro-sul de Mato Grosso do Sul. Em Maracaju, a manhã já começou com pistas molhadas, enquanto em Campo Grande a chuva foi registrada nos bairros Jardim Imá, Jardim Paulista, São Bento, Jardim dos Estados e Tiradentes.
Em Ponta Porã e Iguatemi, as máximas não passam de 25°C e 26°C, respectivamente. Já em Dourados, os termômetros variam entre 21°C e 28°C. Em Anaurilândia, a previsão é de 23°C a 33°C, enquanto em Camapuã a variação fica entre 23°C e 36°C.
Calor em outras regiões
O calor mais intenso aparece em Coxim, com variação de 24°C a 39°C. Em Três Lagoas, a máxima chega a 38°C, e em Paranaíba a previsão é de até 37°C. Já em Campo Grande, a mínima é de 24°C e a máxima de 32°C. Em Corumbá, os termômetros marcam entre 26°C e 33°C, mesma máxima prevista para Aquidauana, que terá mínima de 25°C.