Seis cidades de MS estão entre as mais quentes e secas do país, aponta Inmet

Mato Grosso do Sul registrou calor acima de 40ºC e baixa umidade do ar, com cidades entre as mais quentes e secas do Brasil.
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de setembro de 2025

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que Mato Grosso do Sul esteve entre os destaques nacionais neste sábado (27), tanto pelo calor extremo quanto pela baixa umidade do ar. Seis municípios do Estado figuraram entre as dez cidades mais quentes do Brasil, e outras seis apareceram no ranking das mais secas.

De acordo com o levantamento, Aquidauana (40,7ºC), Porto Murtinho (40,2ºC), Corumbá (40ºC), Coxim (39,7ºC), Miranda (39,5ºC) e Nhumirim (39ºC) registraram temperaturas recordes. A sensação térmica chegou a 46ºC em Aquidauana, 45ºC em Porto Murtinho e 45ºC em Corumbá, segundo o meteorologista Natálio Abrahão. “Alertas para medidas de segurança e proteção em casos extremos de umidade e temperatura”, destacou o especialista.

Cidades mais secas e recomendações de saúde

Além do calor, o tempo seco também chamou atenção. No mesmo dia, Aquidauana (14%), Costa Rica (14%), Sidrolândia (14%), Água Clara (14%), Campo Grande (15%) e Coxim (15%) figuraram entre as cidades com menor índice de umidade relativa do ar no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o nível mínimo seja de 60%.

Apesar do calor intenso no sábado, Campo Grande amanheceu no domingo (28) com céu nublado, chuva fraca e temperaturas mais amenas.

O Ministério da Saúde reforçou cuidados para enfrentar o tempo quente e seco: evitar exercícios físicos nas horas mais quentes, não se expor ao sol entre 9h e 17h, usar protetor solar, beber bastante água, optar por roupas leves e claras, não consumir refeições pesadas, proteger-se com chapéus e óculos, além de manter os ambientes arejados com ventiladores, umidificadores, toalhas molhadas ou baldes com água.

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef mais quentes