Chuvas devem aliviar rios em MS, mas calor acima da média preocupa em outubro

Inmet prevê chuvas acima da média em outubro em Mato Grosso do Sul, mas temperaturas devem seguir elevadas.
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de setembro de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na sexta-feira (26) o prognóstico para outubro, indicando que o mês terá chuvas acima da média na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande e Três Lagoas. Apesar da expectativa de precipitações, as temperaturas devem permanecer mais altas que o normal em todo o Estado.

No cenário nacional, o Inmet destacou “grande variabilidade em relação à chuva”. A região Sudeste deve concentrar os maiores volumes, com precipitações acima da média em diversas áreas. Já no Centro-Oeste, Norte e Sul, a tendência é de índices abaixo do esperado.

Pantanal pode superar 28ºC

Outubro é historicamente o mês mais quente do ano em Mato Grosso do Sul. O prognóstico aponta que, na parte oeste, que abrange o Pantanal, as médias devem ultrapassar os 28ºC. Nesse contexto, órgãos ambientais reforçam a necessidade de intensificar as ações de prevenção a incêndios florestais.

Além do calor, a previsão indica que as chuvas devem contribuir para reabastecer rios que estão com nível abaixo da média, o que pode amenizar os impactos da estiagem registrada nos últimos meses.

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef Chuvas

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare