A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta terça-feira (23) uma foto que mostra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhando o discurso do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na abertura da Assembleia Geral da ONU.
Durante sua fala, Lula enviou recados diretos ao governo norte-americano. O petista classificou como “inaceitável” os ataques ao Judiciário brasileiro, condenou os chamados “falsos patriotas” e se posicionou contra a possibilidade de anistia a envolvidos em atos contra a democracia.
O presidente brasileiro afirmou que a soberania e a democracia do país são “inegociáveis”, citando a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado como um marco na defesa institucional.
Temas do discurso de Lula
- Defesa da democracia: crítica a anistias e ataques às instituições;
- Regulação das redes sociais: apontada como necessária para conter desinformação;
- Conflito no Oriente Médio: condenação às ações de Israel contra o Hamas e menção a um “genocídio em curso em Gaza”;
- Meio ambiente: convite a líderes mundiais para a COP30, em Belém (PA).
Resposta de Trump
Ao discursar em seguida, Donald Trump voltou a criticar o Brasil e acusou o governo de praticar “censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos EUA”.
O republicano também defendeu seu legado, atacou a própria ONU e afirmou ter tido “química excelente” com Lula, a quem descreveu como “um cara muito agradável”.