A Receita Federal deflagrou na última semana a Operação Terminus, em Corumbá, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Ministério da Agricultura e Pecuária. A ação, voltada ao combate de crimes transfronteiriços, resultou na apreensão de drogas, mercadorias irregulares e até 30 fetos de lhamas transportados ilegalmente.
Durante as fiscalizações no Posto Esdras, estradas vicinais e postos fiscais de Lampião Aceso e Morrinho, servidores utilizaram cães de faro e escâneres. Em três ônibus de turismo vistoriados, foram localizadas sacas de produtos in natura sem autorização fitossanitária, além de mercadorias com indícios de contrafação.
No Posto Esdras, agentes também apreenderam materiais de construção como tijolos, cimento e gesso, destinados a comércio irregular. Três veículos foram retidos por reincidência em infrações fiscais.
Droga escondida em fundo falso
Em operação conjunta com a PRF, uma carreta carregada com ureia e com destino a São Paulo foi interceptada. Após inspeção, cães de faro e equipamentos de escaneamento apontaram a existência de um fundo falso na cabine. No local, havia aproximadamente 50 quilos de pasta base de cocaína. O motorista, um brasileiro de 63 anos, foi levado à Polícia Federal.

A Receita Federal destacou que a Operação Terminus, batizada em referência ao deus romano protetor das fronteiras, busca não apenas reprimir ilícitos, mas também fortalecer a integração entre órgãos de segurança e fiscalização. “Essas ações conjuntas reforçam o compromisso com a proteção da economia nacional e a segurança das fronteiras”, informou o órgão.