Maioria em MS rejeita PEC da Blindagem, aponta pesquisa

Pesquisa mostra que 78% da população de MS é contra a PEC da Blindagem aprovada na Câmara dos Deputados.
  • Autor do post:

Em Mato Grosso do Sul, quase oito em cada dez moradores se posicionam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como “PEC da Blindagem”, aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) em parceria com o jornal Correio do Estado, que entrevistou 420 pessoas com 16 anos ou mais em dez municípios, incluindo Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, no último fim de semana.

Segundo a pesquisa, 78,43% dos entrevistados disseram discordar da aprovação da medida, que restringe a abertura de processos criminais contra parlamentares. Outros 14,90% afirmaram concordar com a proposta, 3,14% se mostraram indiferentes e 3,53% não souberam ou preferiram não responder. O estudo tem margem de confiança de 95% e margem de erro de 4,8 pontos percentuais.

O levantamento também apurou o nível de conhecimento da população sobre o tema: 60,71% afirmaram já ter ouvido falar da PEC, enquanto 38,10% disseram desconhecer a proposta e 1,19% não souberam ou não quiseram responder.

manchete PEC da Blindagem

Análise

Para o diretor do IPR, Aruaque Fressato Barbosa, o resultado evidencia uma rejeição ampla.

 “Quase 80% das pessoas que estão sabendo sobre essa PEC são contra pela velocidade com que ela foi conduzida e também por causa dos privilégios que os parlamentares passarão a ter”, afirmou.

Ele destacou que, mesmo entre eleitores de direita, a medida é vista como contraditória, já que muitos votam em candidatos que prometem reduzir privilégios políticos.

Barbosa lembrou ainda que, em pesquisa nacional feita pela Quaest, 83% dos brasileiros se declararam contrários à proposta. No caso de Mato Grosso do Sul, o percentual é ligeiramente menor por ser um estado mais conservador, mas ainda assim elevado.

 “Mostra claramente que, tanto na direita, quanto na esquerda e no centro, não querem essa PEC da Blindagem”, concluiu.

*As informações são do Jornal Correio do Estado

📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef PEC da Blindagem