O tempo firme e o calor intenso que predominam em Mato Grosso do Sul até este sábado (20) devem dar lugar a um cenário de instabilidade a partir de domingo (21). De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a chegada de uma frente fria provocará chuvas, tempestades e queda acentuada nas temperaturas, elevando também o risco de eventos severos como rajadas de vento e granizo.
No sábado, a atuação de um sistema de alta pressão mantém o sol e o calor em todo o Estado, com máximas que podem chegar a 40 °C no Pantanal e no sudoeste. A umidade relativa do ar varia entre 10% e 30% nas horas mais quentes, o que aumenta o risco de incêndios florestais. Apesar do tempo seco, o aquecimento diurno pode gerar pancadas isoladas de chuva, rápidas e pontuais.

Previsão para domingo e segunda-feira
O domingo começa com sol e temperaturas elevadas, mas a partir da tarde a frente fria avança, aumentando a nebulosidade e provocando chuvas e tempestades. Segundo o Cemtec, há risco de temporais com chuva intensa, ventos fortes, descargas elétricas e, de forma localizada, queda de granizo.
A combinação entre a frente fria, o transporte de ar quente e úmido da região Norte e a atuação de cavados e baixa pressão reforça as instabilidades. Os acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, especialmente no centro-sul do Estado. Com a chegada da massa de ar frio, as temperaturas caem de forma acentuada a partir de segunda-feira (22).