MS prorroga emergência ambiental até 30 de novembro

MS prorroga emergência ambiental até 30 de novembro devido ao risco extremo de incêndios florestais.
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de setembro de 2025

O governador Eduardo Riedel (PP) determinou a prorrogação do período de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul até 30 de novembro deste ano. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial e mantém a medida em vigor em todos os 79 municípios.

A decisão considera a persistência de condições climáticas severas, como temperaturas acima de 38 °C, umidade relativa do ar frequentemente inferior a 15% e estiagem prolongada, com mais de 30 dias sem chuva significativa. Esses fatores elevam o risco de incêndios florestais sem controle, com impactos à saúde, à segurança da população e ao meio ambiente.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu nota técnica alertando para risco extremo de queimadas, agravado pela irregularidade das chuvas nos próximos meses.

Em março, o governo já havia decretado emergência ambiental por 180 dias, prazo que venceria em 23 de setembro.

O novo decreto autoriza a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados à prevenção e combate aos incêndios. Os contratos devem ser concluídos em até um ano, sem possibilidade de prorrogação ou recontratação da mesma empresa.

📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram