O clima em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (15) combina temperaturas elevadas e aumento da instabilidade atmosférica. A presença de uma área de baixa pressão associada a um cavado deve intensificar a nebulosidade ao longo do dia, especialmente no período da tarde, criando condições para pancadas de chuva e até tempestades com raios e rajadas de vento nas regiões centro-sul e oeste.
Apesar de a maior probabilidade de precipitação se concentrar nessas áreas, outras regiões também podem registrar chuva de forma isolada. Os ventos, vindos do quadrante leste, devem variar entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de rajadas ainda mais fortes em pontos específicos.
As temperaturas seguem acima da média para o fim do inverno. Em Campo Grande, as mínimas ficam entre 20°C e 22°C, enquanto as máximas podem alcançar de 34°C a 36°C. No sul, cone-sul e Grande Dourados, os termômetros variam de 17°C a 19°C nas mínimas e de 28°C a 34°C nas máximas.
O calor mais intenso é esperado no Pantanal e no sudoeste, onde as mínimas oscilam entre 23°C e 26°C e as máximas chegam a 38°C ou até 40°C. No bolsão, leste e norte do estado, as mínimas ficam entre 19°C e 22°C, com máximas de 36°C a 39°C.