Idoso é resgatado de helicóptero após ser picado por jararaca no Pantanal

Idoso é resgatado de helicóptero no Pantanal após ser picado por jararaca, em ação conjunta da Marinha e Bombeiros.
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de setembro de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Um resgate mobilizou equipes da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (12), na região do Paiaguás, a 46 quilômetros de Ladário. Um homem de 63 anos, morador da Fazenda Buritizal, foi socorrido após ser picado por jararaca e relatar fortes dores.

A operação contou com o apoio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), que transportou a vítima com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário. Ao chegar ao heliponto da unidade, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com o paciente para a Santa Casa de Corumbá, onde recebeu atendimento especializado.

Este foi o segundo resgate aeromédico realizado pela Marinha em menos de uma semana. No último dia 7, durante o feriado da Independência, outro idoso foi retirado de uma fazenda a 170 quilômetros de Corumbá com suspeita de AVC, também em uma ação conjunta entre as forças.

A jararaca, espécie comum no Pantanal, possui veneno capaz de provocar hemorragias, necrose e complicações graves, exigindo atendimento médico imediato. Em áreas remotas como a do Paiaguás, o deslocamento aéreo é muitas vezes a única alternativa para garantir que a vítima chegue a tempo a um centro de saúde.

Evam

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de EVAM, empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância do sinistro, entre outros.

📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare