O aumento de animais de grande porte soltos em vias públicas de Corumbá, principalmente em áreas de intenso tráfego, foi tema de debate na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (2). A preocupação foi levantada pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Ubiratan Canhete de Campos, o Bira, que alerta para os riscos de acidentes provocados por cavalos e bovinos que circulam livremente na área urbana.
Por meio de requerimento, o parlamentar solicitou à Prefeitura informações sobre a existência de contrato vigente para o recolhimento desses animais, além do número de recolhimentos realizados nos últimos meses, discriminados por espécie, e quais medidas de destinação e controle foram aplicadas.
Segundo Bira, a falta de fiscalização representa ameaça direta à segurança da população.
“É uma situação preocupante, já que a permanência desses animais soltos em logradouros públicos pode ocasionar riscos sérios de acidentes. É preciso fortalecer os mecanismos de controle e fiscalização do poder público”, afirmou.
O vereador destacou que o pedido busca obter dados detalhados para avaliar a efetividade das ações já implementadas.
“Com essas informações, poderemos propor medidas que aumentem a segurança da população e garantam soluções mais eficazes para o problema”, completou.