O macho de onça-pintada batizado como Manath, filho da onça Jaju, é monitorado pelo Jaguar Identification Project (Jaguar ID), cuja fundadora, Abbie Martin, afirma que o tamanho do felino é incomum para a idade, embora não haja medição oficial de peso.
Além do porte imponente, o comportamento de duas onças-pintadas no Pantanal tem chamado atenção de pesquisadores e fotógrafos. Manath, macho de 3 anos e 8 meses, e seu primo Rio formam uma coalizão incomum para a espécie, que normalmente vive de forma solitária. A dupla já figura entre os principais caçadores da região.

O fotógrafo Murilo Henrique Bedore descreve Manath como “um dos mais impressionantes machos de onça-pintada do Pantanal” e estima que ele possa pesar cerca de 130 kg. O nome foi dado por Branco Arruda, sócio da Jaguar Photo Expeditions, e o animal chama atenção não apenas pela imponência, mas também por estratégias de caça raramente observadas, como mergulhar para capturar presas.
Apesar de serem predadores solitários por natureza, Manath mantém uma coalizão estável com o primo Rio, filho da onça Medrosa. Essa parceria foi registrada ao longo de três anos de estudos e integra um grupo restrito de apenas sete casos documentados de machos vivendo em dupla no Pantanal e nos Llanos da Venezuela, comportamento favorecido pela abundância de presas na planície alagada.

O biólogo Fernando Tortato, coautor do artigo “Comportamento colaborativo e coalizões em onças machos (Panthera onca)”, explica que a união oferece vantagens aos dois jovens, como maior capacidade de defesa contra machos adultos e manutenção de um território mais estável.
A dupla já protagonizou caçadas bem-sucedidas que os colocaram na terceira posição do ranking de caçadores da região em 2024. Também enfrentaram o macho Tikal em disputas por acasalamento, reforçando que as interações sociais entre onças-pintadas podem ser mais complexas do que se imaginava.