CGU abre 40 processos contra entidades por descontos irregulares em pensões do INSS

No momento, você está visualizando CGU abre 40 processos contra entidades por descontos irregulares em pensões do INSS
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de setembro de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A Controladoria-Geral da União (CGU) instaurou 40 Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) contra 38 entidades e três empresas suspeitas de efetuar descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Previsto na Lei Anticorrupção (12.846/2013), o PAR permite responsabilizar pessoas jurídicas por atos cometidos por seus gestores ou funcionários contra a administração pública, independentemente de dolo ou culpa. Entre as penalidades possíveis estão multas e a obrigação de divulgação de eventuais condenações.

De acordo com a CGU, as investigações apontam para a falsificação de fichas de filiação de segurados, em descumprimento às exigências do INSS, como o cadastro biométrico. Empresas de tecnologia teriam auxiliado no esquema, entre elas Soluções Power BI Software Tecnologia e Internet Ltda., CONFIA – Tecnologia da Informação S.A. e Dataqualify Desenvolvimento, Assessoria e Dados Ltda.

As apurações também encontraram indícios de tentativas de desconto em nome de segurados já falecidos, além da recusa de associações em fornecer documentos requisitados por auditorias da CGU e do INSS. Em pelo menos quatro casos, entidades encaminharam áudios em resposta às contestações de beneficiários que, segundo a controladoria, confirmam as irregularidades.

Com os novos processos, já são 52 apurações em andamento. Parte delas também investiga a suspeita de pagamento de propina a agentes públicos por dirigentes de associações envolvidas nas fraudes. As entidades terão oportunidade de defesa antes da decisão final sobre responsabilidades e eventuais penalidades.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare