União Europeia vai propor acordo comercial com Mercosul apesar da oposição da França

No momento, você está visualizando União Europeia vai propor acordo comercial com Mercosul apesar da oposição da França
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de setembro de 2025

A Comissão Europeia apresentará nesta quarta-feira (3) a proposta de acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O texto, concluído em dezembro após 25 anos de negociações, será submetido ao Parlamento Europeu e dependerá ainda de aprovação por maioria qualificada entre os governos do bloco.

O acordo enfrenta forte resistência da França, principal produtora de carne bovina da Europa, que considera os termos “inaceitáveis”. O governo francês, ao lado de grupos de agricultores e ambientalistas, alega que a medida facilitaria a entrada de commodities sul-americanas a preços baixos e com padrões ambientais inferiores aos exigidos pela UE.

Os defensores, liderados por Alemanha e Espanha, argumentam que o tratado é estratégico para compensar perdas comerciais causadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump e para reduzir a dependência da China, sobretudo em minerais críticos, como o lítio usado em baterias.

Segundo a Comissão, trata-se do maior acordo de redução tarifária já firmado pela UE, com benefícios também para produtos agrícolas europeus, como queijos, vinhos e presuntos. Já opositores, como o grupo ambientalista Friends of the Earth, classificam o texto como “destruidor do clima”.

Analistas apontam que a proposta pode ser barrada tanto no Parlamento Europeu, onde partidos verdes e de extrema direita se opõem ao acordo, quanto no Conselho, caso países como Itália e Polônia se alinhem à posição francesa.