A Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen) oficializou nesta terça-feira (2) a demissão de dois policiais penais condenados por tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul. Os ex-servidores Leandro Ramires Pinheiro e Robson Magno Haveroth foram excluídos do quadro público em cumprimento às sentenças judiciais que determinaram a perda da função.
A decisão, assinada pelo diretor-presidente da Agepen, foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Caso Leandro Ramires
Leandro foi preso em julho de 2024, em Campo Grande, com dois tabletes de cocaína totalizando pouco mais de 2 kg. A abordagem ocorreu após denúncia do Gaeco, que informou a Polícia Militar sobre o transporte da droga. Condenado em dezembro de 2024 a oito anos e oito meses de prisão em regime fechado, ele também teve a perda do cargo decretada pela juíza Eucelia Moreira Cassal.
Caso Robson Haveroth
Robson foi preso em flagrante em janeiro de 2023, ao tentar entrar na Penitenciária Estadual de Dourados (PED) com 2 kg de maconha, 2 kg de cocaína, munições de calibre 357 e R$ 4,2 mil em espécie. O flagrante foi realizado pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado).
Em maio de 2024, ele foi condenado pelo juiz Marcelo da Silva Cassavara a sete anos, três meses e 15 dias de prisão por tráfico de drogas, também com determinação de perda do cargo público.
As duas demissões reforçam a política da Agepen de afastamento imediato de servidores envolvidos em crimes, conforme prevê a legislação.