O mês de setembro deve começar com temperaturas extremas em Mato Grosso do Sul, chegando a 40°C em alguns dias, segundo o Climatempo. A primeira quinzena será a mais quente, com índices de umidade abaixo de 20% e possibilidade de tempestades localizadas provocadas por sistemas vindos do Paraguai.
Entre os fenômenos previstos está o Complexo Convectivo de Mesoescala, que pode avançar para o Estado trazendo chuva intensa, ventos fortes e granizo. Antes dessas pancadas, há chance de formação de cortinas e redemoinhos de poeira.
Apesar do retorno das chuvas no fim das tardes, elas devem ocorrer de forma irregular e restrita a pequenas áreas. No sudeste, cidades como Naviraí, Bataguassu e Três Lagoas podem registrar volumes até 50 mm acima da média. Já no oeste, incluindo Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana e Coxim, a tendência é de precipitações abaixo do esperado.
As temperaturas também variam conforme a região: no norte, as máximas devem ultrapassar 22,5°C, enquanto no sul ficam acima de 20°C, mas com sensação térmica mais amena. A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 14h19 (horário de MS).