O IBGE está com processo seletivo aberto para contratar 58 agentes de pesquisas e mapeamento, com remuneração mensal de R$ 2,6 mil, acrescida de R$ 1 mil de auxílio-alimentação. O contrato inicial é de um ano, com possibilidade de prorrogação por até dois anos. As inscrições começaram nesta segunda-feira (1º) e seguem até 10 de setembro, sem cobrança de taxa, devendo ser feitas presencialmente nos endereços indicados no edital.
Em Mato Grosso do Sul, há vagas para Aquidauana (Rua Roberto Scaff, 749 – Alto), Ponta Porã (Avenida Brasil, 3371 – Centro) e Nova Andradina (Rua da Saudade, 1836 – Guiomar Soares Andrade). No estado vizinho, Mato Grosso, as oportunidades são para Sinop (Avenida da Figueiras, 1852 – setor comercial).
Entre as atividades previstas para o cargo estão visitas a domicílios e estabelecimentos de diferentes setores — como comércio, indústria, serviços, agropecuária e órgãos públicos — para coleta de informações que servirão de base a pesquisas estatísticas. O trabalho inclui a realização ou agendamento de entrevistas presenciais ou por telefone, registro de dados em formulários impressos ou digitais, apoio a levantamentos geográficos e identificação de alterações na divisão político-administrativa.
Os agentes também poderão elaborar relatórios com tabelas e gráficos, zelar pelos equipamentos de trabalho, mapear endereços e características urbanísticas da área designada e, caso possuam habilitação, conduzir veículos do IBGE ou locados para as atividades de campo. É necessário seguir protocolos de segurança e saúde definidos pelo instituto e executar outras funções relacionadas à pesquisa e mapeamento.