O Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá registrou, em apenas 24 horas, cinco atendimentos para conter incêndios em vegetação, reforçando o alerta para o alto número de casos neste mês de agosto. As ocorrências mobilizaram equipes e equipamentos em diferentes pontos de Corumbá e Ladário, exigindo o uso de abafadores, bombas costais e milhares de litros de água para controlar as chamas.
No início da tarde, um incêndio às margens da linha férrea, no Bairro Popular Velha, se espalhou por cerca de 600 metros. Poucas horas depois, uma extensa área de pastagem próxima ao aterro sanitário, no Assentamento Taquaral, também foi atingida pelo fogo.
Já no começo da noite, as equipes foram acionadas para a Alameda José Maciel de Barros, no Bairro Cristo, onde um terreno baldio com vegetação seca e lixo doméstico pegou fogo. Mais tarde, em Ladário, um incêndio na Rua Emília Alves, no Bairro CEAC, avançou de um terreno com entulho para uma área de mata, gerando labaredas intensas.
A última ocorrência do dia foi registrada no Assentamento Tamarinero II Sul, em uma área de difícil acesso, com valas e pedras, onde o fogo atingiu vegetação e pastagem.
Com esses registros, agosto já contabiliza 60 incêndios florestais em áreas urbanas e no entorno das cidades. O Corpo de Bombeiros reforça o pedido para que a população evite queimadas, que colocam em risco a saúde, o meio ambiente e a segurança das comunidades.
