Operação cumpre mandados em SP em investigação contra o tráfico em Corumbá

Operação cumpre mandados em SP em investigação contra o tráfico em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de agosto de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Mandados de busca e apreensão foram executados pela Polícia Federal em São Paulo nesta quinta-feira (28), como parte da Operação Occultatum Crimen. As ordens, expedidas pela Vara Federal de Corumbá, têm ligação com apurações sobre um esquema de envio de cocaína a diversos estados, utilizando veículos adaptados com compartimentos escondidos.

Segundo a PF, durante as buscas foram apreendidas mídias digitais que serão periciadas para identificar outros integrantes da rede investigada, responsável pela aquisição, transporte e comercialização da droga. O órgão não informou a qual apreensão anterior a operação está diretamente relacionada.

Corumbá, ponto de partida apontado nas investigações, faz fronteira com a Bolívia — origem de grande parte da cocaína que entra no país via Mato Grosso do Sul. O município tem conexão estratégica pela BR-262, rota por onde, conforme a Polícia Rodoviária Federal, transitou aproximadamente metade de toda a droga interceptada nas rodovias federais do Estado no primeiro semestre.

operação da PF cumpre mandados em SP
Droga estava escondida em pneus de caminhão carregado de minério de ferro

Dados da PRF indicam que, de janeiro a junho, foram retiradas de circulação 8,3 toneladas de cocaína apenas em Mato Grosso do Sul. O número nacional representa aumento de 18,89% em relação ao mesmo período de 2024. Entre as apreensões recentes, destacou-se a de 162 quilos encontrados em Terenos, escondidos dentro de um caixão transportado por um carro funerário.

Diversos flagrantes também envolveram o uso de caminhões com compartimentos disfarçados, tática citada pela PF como semelhante à utilizada pelo grupo investigado na ação deflagrada nesta quinta-feira.

📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare