Sul-mato-grossense conquista título nacional e faz história na montaria em touros

Gustavo Luiz, de Inocência, vence PBR Brasil, leva fivela de Estreante do Ano e conquista “tríplice coroa” da montaria em Barretos.
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de agosto de 2025

O sul-mato-grossense Gustavo Luiz da Silva, de apenas 19 anos, encerrou a temporada da PBR Brasil (Professional Bull Riders) como campeão nacional de montaria em touros. Natural de Inocência, a 331 km de Campo Grande, ele assegurou o título antes mesmo da última rodada da competição, realizada durante a 70ª Festa do Peão de Barretos, no interior paulista.

A confirmação veio porque, na etapa anterior, disputada em Araras (SP), Gustavo somou pontos suficientes para não ser alcançado por nenhum adversário, mesmo terminando em segundo lugar. Em Barretos, manteve o alto desempenho e obteve as melhores notas nas montarias de quinta-feira (21), sexta-feira (22) e sábado (23), fechando a final nacional como o único competidor com 100% de aproveitamento.

peao ms montaria
Natural de Inocência-MS Gustavo Luiz da Silva foi campeão da PBR Brasil aos 19 anos

O anúncio oficial do título foi feito ainda na quarta-feira (20), durante o Jantar dos Finalistas, no Rancho da Queima do Alho. Além do troféu, o jovem recebeu uma picape Mitsubishi Triton L200 e um prêmio de R$ 100 mil.

“Foi uma surpresa boa conquistar o título antes da Final Nacional, mas me sinto muito feliz, porque estou realizando meu sonho. Entrei na PBR em busca deste título e para ir para aos Estados Unidos, estou realizando tudo que planejei em pouco tempo, só tenho a agradecer a Deus, minha família e meu amigos por tudo isto,” disse o jovem campeão.

A campanha de Gustavo foi marcada pela regularidade: pontuou em todas as 18 etapas da temporada, venceu provas em Campo Grande (MS), Valentim Gentil (SP) e Olímpia (SP), ficou 13 vezes entre os dez melhores e completou oito segundos em 56 das 76 montarias que realizou.

Este feito o igualaria ao seu conterrâneo José Vitor Leme, último atleta a conquistar a tríplice coroa no Brasil e que após o título escreveu uma carreira internacional sem precedentes, chegando neste ano ao recorde de três títulos mundiais e três títulos da PBR World Finals.

“O José Vitor Leme é uma referência para todos nós e seria uma honra igualar este feito dele. A Final Nacional, na arena de Barretos, é muito difícil, mas eu acredito que agora com dois títulos já garantidos, entrou mais tranquilo na disputa e vou em busca de conquistar o título da etapa final, que é outro sonho com certeza,” concluiu Gustavo Luiz.

O desempenho também lhe rendeu a fivela de Estreante do Ano, já que 2025 foi sua primeira temporada na PBR. Para coroar o momento, venceu o último round em Barretos e entrou para a história como o terceiro atleta a conquistar a chamada “tríplice coroa” nacional — título, vitória na final e prêmio de revelação.

📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram