Uma operação de manejo de fauna em uma fazenda de Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande, resultou na captura de um javali de proporções impressionantes, estimado em até 300 quilos. O tamanho e a força do animal chamaram atenção e dificultaram até mesmo o transporte após o abate.
A espécie, considerada praga no Brasil, é alvo de controle autorizado pelo Ibama desde 2013 devido aos prejuízos que causa à agricultura, ataques a criações e risco de transmissão de doenças. O empresário Vagner Alves dos Santos, de 33 anos, participou da ação ao lado do irmão, de um amigo e do proprietário da fazenda. Segundo ele, na mesma noite foram abatidos cinco javalis, mas nenhum se comparava ao porte do maior exemplar.

O controle populacional desses animais costuma ocorrer à noite, quando eles se deslocam para áreas de cultivo e pastagens. O javali-europeu e seus híbridos com porcos domésticos podem ser abatidos legalmente, desde que cumpridas as exigências do órgão ambiental. No entanto, é proibido transportar, comercializar ou consumir a carne e outros subprodutos.
A presença desses animais continua sendo uma ameaça significativa para produtores rurais e para a saúde pública. Ações como a realizada em Rio Brilhante são vistas como essenciais para reduzir os danos provocados pela espécie invasora nas propriedades de Mato Grosso do Sul.