A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (20), em Mato Grosso do Sul, a Operação Ajura, voltada para o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. A ação inclui o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores que somam R$ 263 milhões, atingindo integrantes de uma organização criminosa com atuação interestadual.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Criminal Estadual de Dourados e autorizam buscas nos municípios de Amambai e Dourados, em Mato Grosso do Sul, além de Ribeirão Preto e Jardinópolis, no interior paulista. A operação tem como foco desarticular o núcleo financeiro da organização criminosa, que teria movimentado grandes quantias por meio de atividades ilícitas.
A investigação é resultado de apreensões significativas de cocaína realizadas em Dourados nos anos de 2022 e 2023. A partir dessas ocorrências, os agentes federais aprofundaram as apurações e identificaram o esquema de lavagem de capitais que sustentava o grupo.