Depois de dias de calor intenso e ar seco, Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma virada no clima a partir desta sexta-feira (22). A chegada de uma frente fria promete derrubar as temperaturas para mínimas próximas de 8°C em algumas regiões e trazer chuva volumosa, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
O sistema frontal deve provocar chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os acumulados podem superar 30 mm por dia, especialmente no sul do Estado. Após a passagem da frente fria, as mínimas devem variar entre 8°C e 10°C, podendo cair ainda mais em pontos isolados. Em Campo Grande, a previsão para domingo (24) é de mínima de 12°C.
Nesta quarta (20) e quinta-feira (21), o tempo segue estável, com sol e variação de nuvens, sob influência de uma alta pressão pós-frontal. As manhãs terão mínimas de 14°C, mas as tardes ainda serão quentes, com máximas que podem chegar a 37°C.
Alertas do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia mantém quatro avisos para o Estado até esta quarta-feira (20):
- Dois alertas de tempestade: risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, queda de granizo, cortes de energia, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
- Dois alertas de vendaval: ventos entre 60 km/h e 100 km/h, com risco de destelhamentos e danos estruturais.
O Cemtec explica que a frente fria vem acompanhada de um sistema de baixa pressão atmosférica. O avanço de cavados e o transporte de calor e umidade favorecem a formação de nuvens carregadas e tempestades.