Apesar da expressiva redução nos focos de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado informou que mantém o alerta e reforça a atuação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) para proteger os biomas do Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
Conforme divulgado, a Operação Pantanal 2025 segue ativa, com equipes mobilizadas em todo o território sul-mato-grossense.
Segundo o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), major Eduardo Teixeira, o foco da corporação é garantir uma resposta rápida e eficaz diante de qualquer ocorrência. “Além das bases avançadas no Pantanal, temos equipes posicionadas no Cerrado e na Mata Atlântica, com viaturas extras, materiais adicionais e efetivo reforçado para melhorar a qualidade da resposta”, afirmou.
Redução nas áreas queimadas
Dados do CBMMS mostram que, entre 1º de janeiro e 13 de agosto de 2025, a área queimada no Pantanal caiu 98,8% em relação ao mesmo período de 2024 — passando de mais de 805 mil hectares para apenas 13,5 mil. No Cerrado, a redução foi de 61,2%, com os focos de calor diminuindo de 1.800 para 702 e a área queimada recuando de 79,4 mil hectares para 31,7 mil.

Clima mais ameno favorece o controle
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as condições climáticas em 2025 têm sido menos propícias à propagação do fogo. A ausência de ondas de calor e a distribuição mais uniforme das chuvas contribuíram para esse cenário. “As temperaturas estão próximas ou abaixo da média histórica, ajudando a evitar o secamento acelerado do Pantanal e reduz o risco de incêndios”, explicou o meteorologista Vinícius Sperling.
Em 2024, o primeiro semestre foi marcado por temperaturas até 2,5°C acima da média, com junho sendo o pior mês da história em relação aos focos de incêndio. Já neste ano, os meses de inverno registraram temperaturas entre -0,5°C e -1,0°C abaixo da média.
Frente fria traz alívio e reforça prevenção
A partir desta terça-feira (19), uma frente fria deve atingir a região pantaneira, trazendo chuvas que ajudam a amenizar o risco de fogo. A umidade relativa do ar, que pode variar entre 8% e 15%, ainda exige atenção, mas a previsão é de melhora nas condições.
Operação Pantanal 2025 segue ativa
A operação já está em andamento há 230 dias, com 111 bombeiros mobilizados em ações que envolvem planejamento, logística, operações e geomonitoramento. Mesmo com a queda nos incêndios, o CBMMS permanece em estado de prontidão.