Equipamentos de monitoramento de onça-pintada são recuperados em Corumbá

Equipamentos para monitorar onça-pintada são recuperados em Corumbá e ações de conservação são retomadas
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de agosto de 2025

A recuperação de dois importantes equipamentos utilizados para monitorar onça-pintada devolveu impulso às ações de conservação realizadas em Corumbá. Moradores localizaram uma armadilha fotográfica e um repelente luminoso às margens do Canal Tamengo, distante do local original de instalação, e informaram a equipe do Instituto Homem Pantaneiro, responsável pela execução das atividades de acompanhamento da espécie na região.

Os dispositivos, utilizados por pesquisadores para reduzir a aproximação do felino e registrar sua presença na área urbana, haviam sumido entre os dias 6 e 8 de agosto, quando estavam posicionados na área da Cacimba da Saúde, local dos primeiros avistamentos da onça-pintada ainda em março deste ano. Um segundo repelente luminoso segue desaparecido, mas o material recuperado está em perfeito funcionamento e voltou a operar no final da tarde desta quarta-feira (13).

A mobilização comunitária começou após a divulgação do desaparecimento, levando a buscas coordenadas entre 9 e 11 de agosto. Além do Instituto Homem Pantaneiro, participam do esforço de monitoramento e manejo o Grupo Técnico Onças Urbanas Corumbá-Ladário, que reúne Ibama, Polícia Militar Ambiental, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Defesa Civil de Corumbá e Jaguarte, com apoio fundamental de moradores que registram e comunicam novos avistamentos, auxiliando no trabalho dos pesquisadores.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram