A magistrada Luiza Vieira Sá de Figueiredo, titular da 4ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campo Grande, foi designada para exercer a função de juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal até agosto de 2026. O convite representa um marco na carreira da juíza, que vê na convocação um reconhecimento por anos de dedicação à magistratura sul-mato-grossense.
Integrante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul desde 2010, após aprovação no 29º concurso para juiz substituto, Luiza Vieira passou por comarcas como Maracaju, Água Clara e Corumbá antes de assumir a titularidade na capital. Atualmente, também atua como coordenadora adjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e juíza colaboradora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS.
Além de sua atuação jurisdicional, a magistrada mantém forte vínculo com a formação de magistrados, colaborando há mais de uma década com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ligada ao Superior Tribunal de Justiça. Leciona em cursos de mestrado e especialização voltados ao Judiciário, com enfoque em gestão de pessoas e questões de gênero.
Reconhecimento e novas funções
A juíza também já coordenou a Comissão Própria de Avaliação da Enfam e, em 2024, integrou a Comissão Especial do Exame Nacional da Magistratura (ENAM), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, elaborando questões para concursos. Sua excelência jurisdicional foi premiada com o Selo Jurisdição Eficiente da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS por seis anos consecutivos.
Com a convocação para o STF, Luiza Vieira inicia um novo capítulo na carreira, levando a experiência adquirida no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul para a mais alta instância judicial do país.