A polarização política no Brasil ganhou força nas últimas semanas, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de julho. O levantamento mostra que 39% dos brasileiros se declaram petistas, enquanto 37% se identificam como bolsonaristas. Com margem de erro de dois pontos percentuais, os dois grupos estão tecnicamente empatados, consolidando um cenário de disputa ideológica intensa.
O estudo indica que 76% da população se posiciona entre os dois polos políticos. Na pesquisa anterior, feita em junho, esse número era de 70%. Na ocasião, petistas e bolsonaristas apareciam com 35% cada. Agora, os petistas avançaram quatro pontos, enquanto os bolsonaristas mantiveram o mesmo índice, o que representa a primeira vez, desde dezembro de 2022, que os dois grupos aparecem empatados na série histórica do instituto.
Além dos dois principais grupos, 18% dos entrevistados se disseram neutros, 5% afirmaram não apoiar nenhum dos dois lados e 1% não soube responder. A metodologia da pesquisa utilizou uma escala de 1 a 5, onde 1 representa o extremo bolsonarista e 5 o extremo petista. Quem respondeu “um” ou “dois” foi classificado como bolsonarista; quem disse “quatro” ou “cinco” foi considerado petista. Já os que indicaram “três” foram enquadrados como neutros.
O levantamento foi feito com 2.004 entrevistas presenciais em 130 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta de dados ocorreu antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Naquele momento, Bolsonaro já estava sob medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica.
Em uma escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista), onde você se encaixa?
Pesquisa foi realizada entre 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

A pesquisa também avaliou a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o Datafolha, 40% dos entrevistados reprovam o governo, enquanto 29% aprovam. Os números indicam estabilidade em relação aos levantamentos anteriores, mas mostram que o atual mandato do petista tem índices mais baixos de aprovação se comparado aos seus governos anteriores.
A vantagem do PT sobre o bolsonarismo foi mais expressiva em março de 2023 e março de 2024, quando a diferença entre os grupos chegou a ultrapassar oito pontos percentuais. Desde então, essa margem foi diminuindo até o empate registrado em junho, que se manteve na pesquisa atual.
📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram
Com informações G1