Em meio ao motim liderado por deputados bolsonaristas no plenário da Câmara Federal, a deputada Camila Jara (PT-MS) provocou os colegas da oposição ao ironizar o silêncio simbólico adotado por eles durante o protesto. O grupo ocupa a mesa diretora desde terça-feira (5), numa tentativa de pressionar o presidente da Casa a aceitar um pedido de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Camila reagiu ao chegar ao plenário e encontrar os parlamentares conversando entre si. Em tom de deboche, soltou: “Pssssiu… é silêncio”, fazendo referência à promessa dos manifestantes de manter silêncio absoluto como forma de denunciar suposta censura. Uma mulher que acompanhava a cena também ironizou o grupo: “Vocês estão furando o movimento.”
A obstrução das atividades legislativas causou reações em diferentes frentes do Congresso. Antes de entrar no plenário, Camila Jara se manifestou contrária ao ato e destacou que a interrupção dos trabalhos impediu a análise de pautas importantes. Entre os projetos que aguardavam votação, ela mencionou a proposta de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil.
A manifestação da ala bolsonarista seguiu até a manhã desta quarta-feira (6), mesmo após os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, criticarem publicamente a mobilização. Uma das medidas adotadas para tentar encerrar a ocupação foi o corte de energia elétrica na área.