A cidade de Corumbá, foi alvo de uma ação coordenada nesta terça-feira (5) para conter o avanço dos furtos de fios elétricos. A operação mobilizou agentes da Polícia Civil, e representantes da Prefeitura, com foco em dois eixos principais: fiscalização do comércio de sucatas e patrulhamento noturno em regiões estratégicas.

Durante a manhã, os trabalhos se concentraram em empresas que atuam na compra e venda de materiais recicláveis. O objetivo foi identificar mercadorias de procedência suspeita, com ênfase em fios metálicos, que são os principais alvos desse tipo de crime. A ação faz parte do esforço de enfraquecer a receptação, elo fundamental na cadeia criminosa.
À noite, as equipes realizaram rondas por bairros com registros recentes de furtos, reforçando a presença nas ruas e buscando inibir novas ocorrências. A presença ostensiva visa prevenir danos a redes elétricas, telefonia e iluminação pública, que afetam diretamente a população.
No mês anterior, mudanças na legislação aumentaram as penalidades para o furto de fios, o que amplia a possibilidade de prisão preventiva dos suspeitos pegos em flagrante. A nova medida dá respaldo jurídico às forças de segurança para manter os acusados detidos e desencorajar reincidências.

O furto de cabos, além de causar prejuízos econômicos, compromete o funcionamento de serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e segurança urbana. A operação integrada marca mais uma etapa do trabalho de enfrentamento ao problema.