O PROCON notificou a agência dos Correios por desrespeito a horário e tempo de espera em Corumbá após receber denúncias de que clientes estavam sendo atendidos com atraso, em pé e sob chuva, diante da demora na abertura da agência local nesta segunda-feira (4). A fiscalização apontou descumprimento da legislação municipal que estabelece regras para prestação adequada do serviço ao público.
Durante a ação, os fiscais constataram que a unidade operava com horário reduzido desde o fim de julho, das 9h às 11h, mas sem comunicação clara e prévia sobre a continuidade desse funcionamento excepcional. Para esta segunda, nenhum aviso visível foi disponibilizado até o momento em que dezenas de usuários já aguardavam a abertura a partir das 8h. O novo cartaz com a informação só foi fixado após o início da fila, já sob chuva.
O órgão também identificou falhas no sistema de atendimento prioritário, especialmente no serviço voltado a idosos. As senhas entregues a esse público — muitos deles buscando apoio para resolver descontos indevidos em benefícios do INSS — não informavam o horário de chegada nem o de atendimento, o que impediu a verificação do tempo real de espera.
Com base no que foi apurado, o PROCON lavrou auto de infração contra a agência por má prestação de serviço. De acordo com a Lei Municipal nº 2.177/2011, o tempo máximo permitido para atendimento é de 15 minutos. No entanto, o relatório da vistoria registrou que alguns consumidores esperaram entre 50 minutos e uma hora para serem atendidos.
A fiscalização foi motivada por relatos de desorganização, ausência de informação visível ao público e demora excessiva, especialmente no atendimento a pessoas idosas. O PROCON informou que continuará acompanhando o caso e poderá aplicar sanções conforme previsto na legislação vigente.