Frente fria avança e pode derrubar temperaturas abaixo de 5°C em MS no fim de semana

Frente fria pode derrubar temperaturas abaixo de 5°C em Mato Grosso do Sul neste fim de semana
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de agosto de 2025

Uma massa de ar frio prevista para chegar ao Mato Grosso do Sul entre sexta-feira (8) e domingo deve provocar a queda mais significativa de temperatura registrada no Estado nas últimas semanas. A expectativa, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), é que os termômetros fiquem entre 4°C e 8°C em boa parte do território sul-mato-grossense, podendo marcar valores ainda menores em pontos isolados, com potencial para formação de geada em municípios da região sul.

Antes da chegada do frio intenso, o tempo deve permanecer firme até quinta-feira, com presença de sol e variação de nuvens. Esse comportamento é resultado de um sistema de alta pressão atmosférica que mantém as condições estáveis em grande parte do Estado. No entanto, há chance de chuvas rápidas e isoladas em áreas pontuais, influenciadas pelo deslocamento de cavados.

No sul e cone-sul de Mato Grosso do Sul, os próximos dias ainda serão de temperaturas moderadas, com mínimas variando entre 12°C e 17°C, e máximas que podem chegar a 24°C. Regiões como o Pantanal e o sudoeste devem ter variação entre 16°C e 28°C, enquanto cidades do bolsão, norte e leste seguem mais quentes, com máximas próximas dos 32°C.

Campo Grande também sentirá os efeitos da mudança. Até a chegada da frente fria, a capital deve registrar mínimas entre 16°C e 18°C, com máximas atingindo até 26°C. Os ventos predominam dos quadrantes leste e sul, com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h em áreas isoladas.

Com a intensificação do frio no fim de semana, o alerta é maior para cidades como Ponta Porã, Sete Quedas, Aral Moreira e Mundo Novo, onde a combinação de céu limpo e ar seco pode favorecer temperaturas abaixo dos 4°C ao amanhecer. O risco de geada nessas localidades é elevado, principalmente entre sábado e domingo.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram