O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na mais recente pesquisa eleitoral do Datafolha para a corrida presidencial de 2026. Mesmo com Bolsonaro inelegível, o levantamento o inclui nos cenários testados, e aponta Lula com 39% das intenções de voto, contra 33% do ex-mandatário. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Além do confronto direto entre os dois, o instituto testou outros nomes do campo bolsonarista. Quando a disputa simula Eduardo Bolsonaro (PL) como candidato, o deputado atinge 20%, enquanto Lula mantém os mesmos 39%. Com Flávio Bolsonaro (PL), o resultado é semelhante: 18% para o senador contra 40% do atual presidente.
Outro nome pesquisado foi o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que alcança 24% das intenções de voto, também atrás de Lula, que continua com 39%.

O levantamento ainda testou um cenário com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Nesse caso, o petista aparece com 38%, contra 21% do ex-ministro da Infraestrutura. Sem Lula na disputa, Tarcísio empata com Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, ambos com 23%. Já frente a Geraldo Alckmin (PSB), o cenário é de equilíbrio técnico: 24% para Tarcísio e 22% para o vice-presidente.
Segundo o Datafolha, a pesquisa foi feita nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 eleitores entrevistados em 130 cidades brasileiras.