Baixa umidade coloca 39 cidades de MS sob alerta laranja do Inmet

Dez cidades de MS estão entre as mais secas do país, com índices críticos de umidade, segundo o Inmet
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de agosto de 2025

Mato Grosso do Sul enfrenta mais um período de tempo seco, com 39 cidades sob alerta laranja de baixa umidade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até o fim da tarde desta sexta-feira (1º), e prevê índices entre 12% e 20% de umidade relativa do ar, caracterizando risco à saúde e favorece a ocorrência de incêndios.

Com a umidade em níveis críticos, os moradores dessas regiões podem sentir efeitos como ressecamento da pele, ardência nos olhos e desconfortos nas vias respiratórias. Diante desse cenário, o Inmet reforça a necessidade de cuidados básicos, como aumentar o consumo de água, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e minimizar a exposição direta ao sol.

baixa umidade baixa umidade
Baixa umidade do ar chega a nível extremo em 39 cidades do estado

Entre as cidades atingidas estão Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Bonito, Sidrolândia, Chapadão do Sul, Maracaju e Aquidauana. As demais que compõem a lista são: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bodoquena, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Terenos.

Para enfrentar o tempo seco, o uso de umidificadores de ar e hidratantes corporais também é indicado. As recomendações de prevenção seguem sendo importantes mesmo para os outros 40 municípios do Estado que estão sob alerta amarelo, com umidade prevista entre 20% e 30%. Embora o risco seja considerado menor, os cuidados com a saúde devem ser mantidos em todo o território sul-mato-grossense.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram