Radares em teste começam a operar em vias de Campo Grande

Radares entram em teste em Campo Grande para medir velocidade e ruído sem aplicar multas
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de julho de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A partir da próxima semana, motoristas que circularem por Campo Grande devem notar a presença de novos radares em pontos estratégicos da cidade. Em fase de testes, os dispositivos não irão gerar multas de imediato, mas começam a registrar dados de velocidade e ruído a partir do dia 6 de agosto.

A medida, conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), busca ampliar o controle sobre o excesso de velocidade e os níveis de barulho gerado pelo tráfego, especialmente em áreas sensíveis como os arredores de hospitais públicos e privados.

Durante as primeiras 24 horas, os novos radares funcionarão em modo de avaliação técnica. Embora captem infrações nesse período, os equipamentos não terão efeito punitivo até que a fase de testes seja concluída e o contrato com a empresa responsável, seja formalizado.

As vias que receberão os redutores de velocidade são: Avenida Duque de Caxias; Avenida Afonso Pena na altura da Rua Rui Barbosa; Avenida Júlio de Castilho no sentido bairro; e Avenida Gury Marques em dois pontos distintos — na rotatória com a Avenida Costa e Silva e nas proximidades do Anel Viário.

Além dos radares de velocidade, a cidade também vai contar com sensores sonoros instalados em 16 pontos distintos. Esses dispositivos devem monitorar o nível de ruído especialmente próximo a unidades de saúde, com expectativa de entrarem em funcionamento definitivo até o fim do ano.

Segundo a Agetran, a implementação dos radares e sensores faz parte de um conjunto de medidas voltadas à segurança viária e à qualidade de vida da população urbana, que hoje convive com problemas relacionados tanto à alta velocidade quanto à poluição sonora.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare