A Petrobras anunciou uma redução média de 14% no preço da molécula de gás natural vendida às distribuidoras, a partir desta sexta-feira (1º). A medida é resultado da atualização trimestral prevista nos contratos firmados entre a companhia e as concessionárias, que consideram as variações do petróleo Brent e da cotação do dólar.
Segundo a estatal, no trimestre mais recente, houve queda de 11% no valor do Brent e apreciação de 3,2% do real frente ao dólar, o que contribuiu para a redução dos preços. A companhia reforçou que, dependendo do tipo de contrato, os valores podem cair ainda mais com os mecanismos de incentivo à demanda e prêmios por performance implementados desde 2024.
Com a nova queda, o preço da molécula acumula recuo de 32% desde dezembro de 2022 — percentual que pode chegar a mais de 33% com a aplicação integral dos incentivos previstos.
Redução não chega integralmente ao consumidor
A Petrobras ressalta que o valor final pago pelos consumidores depende de outros fatores, como transporte, tributos, portfólio de suprimento e margens das distribuidoras e revendedores (no caso do Gás Natural Veicular – GNV).
Impacto no Rio de Janeiro
A concessionária Naturgy informou que cerca de 1 milhão de consumidores fluminenses — nos segmentos residencial, comercial, industrial e GNV — serão beneficiados pela queda das tarifas. Confira as reduções:
📍 Região Metropolitana (Ceg):
- Residencial: -1,39%
- Comercial: -1,45%
- GNV: -3,73%
- Indústrias: -3,47%
📍 Interior do estado (Ceg Rio):
- Residencial: -3,50%
- Comercial: -4,07%
- GNV: -7,27%
- Indústrias: -5,56%
GNV: economia e sustentabilidade
Segundo a Naturgy, o estado do Rio é líder nacional no uso de GNV, com 1,7 milhão de veículos convertidos e mais de 700 postos. O combustível permite economia de até 50% em relação à gasolina e ao etanol, além de garantir desconto de 62,5% no IPVA para motoristas que optam pela conversão.
A empresa destaca ainda que o GNV tem melhor rendimento e menor impacto ambiental, emitindo 25% menos CO₂ do que a gasolina e o diesel. Ferramentas como o Simulador de Economia e o aplicativo Simulador GNV auxiliam os motoristas no cálculo da economia e na localização de postos abastecedores.