Levantamento recente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aponta que Mato Grosso do Sul deu um salto nos índices de alfabetização em 2024. O crescimento de 17% em relação ao ano anterior coloca o Estado na segunda posição entre os maiores avanços do Brasil, superando inclusive a meta nacional estipulada para este ano.
Em 2023, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública estadual era de 47,4%. Em 2024, esse índice chegou a 55,8%, ultrapassando a projeção oficial de 52,8%. O desempenho só ficou atrás do registrado por Minas Gerais, que obteve um aumento de 20%.
Especialistas atribuem esse avanço ao conjunto de ações integradas que têm sido desenvolvidas junto às escolas e secretarias municipais. O programa MS Alfabetiza, criado em 2021 e ampliado nos últimos anos, é uma das iniciativas que tem colaborado diretamente com esse salto nos números, promovendo formações, práticas de letramento e estímulo à escrita entre alunos da rede pública.
Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, o número reflete o esforço coletivo de professores, gestores escolares e das comunidades envolvidas. “É um resultado que nos anima, sim, mas sabemos que ainda existe muito a ser feito”, afirmou.
O Inep considera alfabetizada a criança que demonstra capacidade de ler textos curtos, interpretar informações simples, compreender conteúdos visuais como tirinhas e HQs, e também produzir textos básicos, mesmo com eventuais erros ortográficos.
O programa MS Alfabetiza integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), criado em 2023, e atua em regime de colaboração entre Estado e municípios. A proposta é garantir o processo de alfabetização dentro da idade adequada e conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).