Senadora Soraya Thronicke recebe alunos da rede pública de MS no Congresso Nacional

No momento, você está visualizando Senadora Soraya Thronicke recebe alunos da rede pública de MS no Congresso Nacional
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de julho de 2025

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) recebeu, nesta quarta-feira (16), um grupo de 51 estudantes da rede pública de ensino dos municípios de Bataguassu, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo, em Mato Grosso do Sul, para uma visita guiada ao Congresso Nacional, em Brasília.

A atividade proporcionou aos alunos uma imersão nos espaços simbólicos do Parlamento brasileiro, como os plenários do Senado Federal, o Salão Verde, o Salão Azul e o Túnel do Tempo. A programação incluiu explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, a elaboração de leis e o papel da cidadania ativa na democracia.

A seleção dos participantes foi feita com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e desempenho escolar, com o objetivo de ampliar o acesso desses jovens ao conhecimento sobre a política institucional brasileira. Para muitos, foi a primeira viagem à capital federal.

Durante o encontro, a senadora destacou a relevância de iniciativas que aproximem os estudantes das instituições públicas:

“É fundamental que as crianças conheçam de perto as instituições que atuam para construir o futuro do país, para que possam se tornar cidadãos conscientes e ativos. O acesso ao conhecimento e à experiência política é um passo essencial para uma sociedade mais justa e participativa”, afirmou Soraya Thronicke.

Parcerias e presença de autoridades

A visita institucional foi viabilizada por meio de uma articulação entre as prefeituras dos três municípios, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, e contou com o apoio dos projetos sociais “Piracema” e “Bombeiros do Amanhã”.

Também acompanharam os alunos na visita ao Congresso:

  • O deputado estadual Pedro Caravina;
  • O prefeito de Anaurilândia, Professor Rafael Hamamoto;
  • A prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina;
  • A primeira-dama de Santa Rita do Pardo, Dixie Costa, representando o prefeito Dr. Lúcio Costa;
  • E o promotor de Justiça de Meio Ambiente de MS e idealizador do Projeto Piracema, Edival Goulart Quirino.

A iniciativa reforça o compromisso com a formação cidadã de jovens sul-mato-grossenses, promovendo o acesso à informação e o contato direto com os espaços de poder.

arte whats2