A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) recebeu, nesta quarta-feira (16), um grupo de 51 estudantes da rede pública de ensino dos municípios de Bataguassu, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo, em Mato Grosso do Sul, para uma visita guiada ao Congresso Nacional, em Brasília.
A atividade proporcionou aos alunos uma imersão nos espaços simbólicos do Parlamento brasileiro, como os plenários do Senado Federal, o Salão Verde, o Salão Azul e o Túnel do Tempo. A programação incluiu explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, a elaboração de leis e o papel da cidadania ativa na democracia.
A seleção dos participantes foi feita com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e desempenho escolar, com o objetivo de ampliar o acesso desses jovens ao conhecimento sobre a política institucional brasileira. Para muitos, foi a primeira viagem à capital federal.
Durante o encontro, a senadora destacou a relevância de iniciativas que aproximem os estudantes das instituições públicas:
“É fundamental que as crianças conheçam de perto as instituições que atuam para construir o futuro do país, para que possam se tornar cidadãos conscientes e ativos. O acesso ao conhecimento e à experiência política é um passo essencial para uma sociedade mais justa e participativa”, afirmou Soraya Thronicke.


Parcerias e presença de autoridades
A visita institucional foi viabilizada por meio de uma articulação entre as prefeituras dos três municípios, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, e contou com o apoio dos projetos sociais “Piracema” e “Bombeiros do Amanhã”.
Também acompanharam os alunos na visita ao Congresso:
- O deputado estadual Pedro Caravina;
- O prefeito de Anaurilândia, Professor Rafael Hamamoto;
- A prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina;
- A primeira-dama de Santa Rita do Pardo, Dixie Costa, representando o prefeito Dr. Lúcio Costa;
- E o promotor de Justiça de Meio Ambiente de MS e idealizador do Projeto Piracema, Edival Goulart Quirino.
A iniciativa reforça o compromisso com a formação cidadã de jovens sul-mato-grossenses, promovendo o acesso à informação e o contato direto com os espaços de poder.