Julho começou com previsão de tempo firme em Mato Grosso do Sul. Para os próximos dez dias, o cenário indicado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) aponta ausência de chuvas significativas, baixa umidade do ar e variação acentuada nas temperaturas ao longo do dia.
As condições atmosféricas são influenciadas por um sistema de alta pressão, que impede a formação de nuvens e reduz drasticamente a ocorrência de precipitações. Esse cenário também contribui para a presença de ar seco em todo o território sul-mato-grossense, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 40%, o que representa risco à saúde.
Inmet emite alerta para todos os municípios
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de baixa umidade para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Em algumas regiões, os índices podem chegar a 20%, situando-se abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera 60% o patamar ideal. Situações como essa aumentam a ocorrência de doenças respiratórias, irritações nos olhos e desidratação.
A população deve adotar medidas de prevenção, como evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, ingerir bastante líquido e manter os ambientes umidificados sempre que possível.
Amplitude térmica e temperaturas variadas
Outro ponto de destaque do boletim do Imasul é a previsão de grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas ao longo do dia, podendo atingir variação de até 20ºC. No sul do Estado, na região Cone-Sul e em Dourados, as temperaturas devem variar entre 10ºC e 27ºC.
Para as cidades pantaneiras, como Corumbá e Ladário, a previsão é de mínimas de 13ºC e máximas de até 28ºC. Já em Campo Grande, a capital, o clima seguirá seco com mínimas previstas em torno de 15ºC e máximas que também podem atingir 27ºC.
O Imasul segue monitorando as condições climáticas e reforça a importância de cuidados básicos para a população se proteger dos efeitos do tempo seco e da baixa umidade.