Níveis do rio Paraguai sobem em 2025, mas seguem abaixo de dois anos atrás

rio paraguai
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de julho de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Os primeiros seis meses de 2025 mostram avanço nos níveis do rio Paraguai em Mato Grosso do Sul, especialmente nos pontos monitorados em Ladário e Porto Murtinho. Mesmo com a elevação significativa em relação à severa estiagem do ano passado, o volume atual ainda não alcança as marcas observadas dois anos atrás.

Levantamento mais recente feito com base nos dados hidrométricos de junho revela que, em Ladário, o rio está cerca de 2,20 metros acima do que foi registrado em 2024. Ainda assim, continua 87 centímetros abaixo da cota atingida em 2023. Já em Porto Murtinho, a medição apontou acréscimo de 2,40 metros frente ao ano anterior, mas com diferença negativa de 20 centímetros na comparação com os níveis de dois anos atrás.

O cenário, embora mais favorável que o registrado durante o auge da crise hídrica, ainda inspira atenção. No auge da seca, em outubro de 2024, o rio Paraguai atingiu níveis históricos críticos, com -71 cm em Ladário e apenas 52 cm em Porto Murtinho, segundo os dados da série histórica de monitoramento.

Especialistas ligados à Sala de Situação dos Rios do Imasul avaliam a recuperação como um passo importante, mas destacam que ainda não é possível falar em normalização. Leandro Neri Bortoluzzi, integrante da equipe técnica do órgão, lembra que a estiagem passada foi um marco negativo: “Os números de agora mostram um cenário melhor, mas a realidade continua exigindo vigilância. Seguimos em período seco e a tendência é de estabilidade ou queda até o início das próximas chuvas.”

rio paraguai

A população interessada pode acompanhar as atualizações, diretamente pelo boletim emitido diariamente pela Sala de Situação dos Rios, disponível no site do Imasul. O monitoramento contínuo dos rios é apontado como essencial diante dos impactos crescentes das mudanças climáticas na dinâmica dos recursos hídricos do Estado.

WhatsApp Image 2025 07 08 at 09.59.12 rio paraguai

Comparativo das cotas médias do Rio Paraguai em 30 de junho:

Estação Ladário

2023: 408 cm

2024: 98 cm

2025: 321 cm

Estação Porto Murtinho

2023: 451 cm

2024: 189 cm

2025: 431 cm

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 rio paraguai

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare