Os primeiros seis meses de 2025 mostram avanço nos níveis do rio Paraguai em Mato Grosso do Sul, especialmente nos pontos monitorados em Ladário e Porto Murtinho. Mesmo com a elevação significativa em relação à severa estiagem do ano passado, o volume atual ainda não alcança as marcas observadas dois anos atrás.
Levantamento mais recente feito com base nos dados hidrométricos de junho revela que, em Ladário, o rio está cerca de 2,20 metros acima do que foi registrado em 2024. Ainda assim, continua 87 centímetros abaixo da cota atingida em 2023. Já em Porto Murtinho, a medição apontou acréscimo de 2,40 metros frente ao ano anterior, mas com diferença negativa de 20 centímetros na comparação com os níveis de dois anos atrás.
O cenário, embora mais favorável que o registrado durante o auge da crise hídrica, ainda inspira atenção. No auge da seca, em outubro de 2024, o rio Paraguai atingiu níveis históricos críticos, com -71 cm em Ladário e apenas 52 cm em Porto Murtinho, segundo os dados da série histórica de monitoramento.
Especialistas ligados à Sala de Situação dos Rios do Imasul avaliam a recuperação como um passo importante, mas destacam que ainda não é possível falar em normalização. Leandro Neri Bortoluzzi, integrante da equipe técnica do órgão, lembra que a estiagem passada foi um marco negativo: “Os números de agora mostram um cenário melhor, mas a realidade continua exigindo vigilância. Seguimos em período seco e a tendência é de estabilidade ou queda até o início das próximas chuvas.”

A população interessada pode acompanhar as atualizações, diretamente pelo boletim emitido diariamente pela Sala de Situação dos Rios, disponível no site do Imasul. O monitoramento contínuo dos rios é apontado como essencial diante dos impactos crescentes das mudanças climáticas na dinâmica dos recursos hídricos do Estado.

Comparativo das cotas médias do Rio Paraguai em 30 de junho:
Estação Ladário
2023: 408 cm
2024: 98 cm
2025: 321 cm
Estação Porto Murtinho
2023: 451 cm
2024: 189 cm
2025: 431 cm