MS Ativo é finalista em prêmio nacional por transformar gestão pública com foco nos municípios

No momento, você está visualizando MS Ativo é finalista em prêmio nacional por transformar gestão pública com foco nos municípios
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de julho de 2025

Reconhecido como uma iniciativa inovadora e eficiente de gestão pública, o programa MS Ativo Municipalismo, do Governo de Mato Grosso do Sul, é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A política pública estadual disputa a premiação com projetos de cinco outros estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Roraima, Piauí e Paraíba.

A proposta do programa é simples na essência, mas poderosa na prática: reunir prefeitos e lideranças locais para discutir, em conjunto com o governo estadual, as prioridades de cada município, garantindo o apoio técnico e financeiro para viabilizar as ações. A meta é clara: entregar desenvolvimento real para a população sul-mato-grossense.

Gestão colaborativa e resultados expressivos

Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) e coordenador do MS Ativo, Thaner Castro Nogueira, o programa rompe com o modelo tradicional da gestão pública. “O MS Ativo promove a escuta ativa, articulação federativa e oferece suporte técnico com foco na melhoria concreta da vida das pessoas”, destaca.

Atualmente em sua segunda fase, o programa já está presente nos 79 municípios do Estado, com ênfase em obras de infraestrutura, educação, saúde e saneamento básico. Em seu primeiro ano, foram 193 planos de ação firmados, mais de 1 mil entregas executadas e R$ 600 milhões investidos. Até o momento, 882 ações foram selecionadas.

Reconhecimento nacional

A gestora de Relações Governamentais e Competitividade do CLP, Carla Marinho, afirma que o prêmio valoriza programas que entregam resultados e são sustentados por dados. “Estar entre os seis melhores projetos do país mostra que é possível transformar realidades com políticas públicas bem planejadas e centradas nas pessoas”, afirma.

Neste ano, o CLP recebeu 333 inscrições, número recorde. Após avaliação técnica, 12 iniciativas foram classificadas como semifinalistas e apenas seis avançaram para a final. O anúncio dos três vencedores será feito no dia 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2025, em Brasília (DF).

Sobre o CLP e a premiação

Criado em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece políticas públicas que melhoram os indicadores de competitividade estadual. O CLP é uma organização suprapartidária, com foco em liderança pública e fortalecimento da democracia com eficiência na gestão dos recursos.

Desde sua fundação, em 2008, o CLP já impactou mais de mil cidades com projetos e formações.

arte whats2