IFMS oferece cursos técnicos gratuitos com inscrições até 10 de julho

IFMS cursos gratuitos EAD
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de julho de 2025

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (10) para 150 vagas em cursos técnicos gratuitos, presenciais e voltados à formação de jovens e adultos. As turmas vão funcionar no período noturno, com início das aulas previsto para o segundo semestre deste ano.

As opções são divididas entre dois editais. O primeiro, voltado para o curso técnico subsequente ao ensino médio, é destinado a quem já concluiu essa etapa da educação básica. Em Aquidauana, há 30 vagas disponíveis para o curso de Edificações, com duração de dois anos.

Já o segundo edital contempla o programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no qual o estudante cursa, simultaneamente, o ensino médio e a formação técnica. Em Coxim, há 40 vagas abertas para o curso de Manutenção e Suporte em Informática. No município de Jardim, são 80 oportunidades: 40 para Edificações (2 anos) e outras 40 para o curso de Informática para Internet (3 anos). Neste caso, os interessados devem ter concluído o ensino fundamental e ter idade mínima de 18 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Página do Candidato, disponível no site da Central de Seleção do IFMS. Quem não tiver acesso à internet pode procurar a Central de Relacionamento do campus onde pretende estudar, dentro dos horários de atendimento estabelecidos.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio eletrônico, previsto para o dia 18 de julho. O processo será transmitido ao vivo pelo YouTube. O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 22, com a lista final saindo em 25 de julho. As matrículas ocorrerão entre 28 de julho e 1º de agosto. As aulas terão início no dia 13 de agosto.

Estudantes matriculados no Proeja também podem ter acesso ao benefício Pé-de-Meia, programa do Governo Federal que garante incentivo financeiro aos alunos em situação de vulnerabilidade. Para receber os repasses ainda neste ano, é necessário estar inscrito no CadÚnico com data anterior a 7 de fevereiro e ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Quem fez o cadastro após essa data só poderá ter acesso ao benefício a partir de 2026.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 ifms