Com todos os horários já preenchidos desde a última sexta-feira (4), iniciou nesta segunda-feira a segunda edição do mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Corumbá. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, oferece 400 atendimentos gratuitos e segue até a próxima quinta-feira, dia 10, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na rua Dom Aquino, no centro da cidade.
O objetivo do mutirão é facilitar o acesso ao novo documento de identificação e reduzir a fila de espera provocada pelas limitações do sistema de agendamento regular. Os atendimentos, previamente marcados, ocorrem em dois períodos: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Para a emissão da primeira via da CIN, que não tem custo para o cidadão, é necessário apresentar a certidão de nascimento em bom estado e, se disponível, o CPF. Também são aceitos documentos adicionais que podem ser incluídos no novo modelo da carteira, como o Número de Identificação Social (NIS), PIS/Pasep, título de eleitor, carteira de trabalho, identidade profissional, certificado militar e cartão do SUS.
Informações sobre grupo sanguíneo, condições de saúde e nome social também podem ser registrados, mediante apresentação de comprovantes.
A nova carteira substitui gradualmente o modelo antigo de RG e unifica os dados de identificação em um único número, correspondente ao CPF. O processo faz parte de uma política nacional de modernização e padronização dos documentos pessoais.