Projeto de agroindústria de queijo avança com apoio da SEAF em Corumbá

agroindústria de queijo
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de julho de 2025

Rosa de Lima Oliveira, moradora do Assentamento Taquaral, em Corumbá, iniciou um novo capítulo em sua trajetória no campo com a implantação de uma agroindústria de queijo em sua propriedade. O projeto, que busca transformar a produção leiteira em fonte estável de renda, tem respaldo de órgãos municipais e estaduais voltados ao fomento da agricultura familiar.

Com a proposta de agregar valor à produção e ampliar a presença dos produtores locais no mercado, a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF) acompanha de perto o desenvolvimento da iniciativa. Técnicos da pasta e da equipe de Produção Rural realizaram uma visita técnica à propriedade para auxiliar na estruturação do espaço e orientar as primeiras etapas do trabalho.

A ação conta ainda com a colaboração da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural), responsáveis pelo suporte técnico especializado. Uma das frentes do projeto é o acompanhamento zootécnico do rebanho, com foco na melhoria da qualidade do leite utilizado na produção artesanal.

Rosa destaca a importância da parceria com as instituições envolvidas. “Resolvi montar uma agroindústria no meu sítio para a produção de queijo, com o objetivo de participar dos programas oferecidos no nosso município. A Agraer me convidou para um projeto com a Fundec, onde técnicos vão acompanhar meu gado. E também tenho o apoio da SEAF, que representa a Prefeitura e me auxilia no projeto”, afirmou.

Segundo o município, o incentivo ao Agro Industrialização tem se tornado estratégia central no fortalecimento da agricultura familiar, promovendo não somente autonomia financeira para os produtores, mas também dinamizando a economia rural com iniciativas sustentáveis e de impacto direto nas comunidades.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 agroindústria de queijo